Como tudo começou


No ano de 2006 iniciamos no quintal da Associação Casa da Videira uma pequena horta orgânica com as crianças do bairro. A necessidade de adubação nos fez montar nossa primeira composteira, que era alimentada com nosso lixo de cozinha.
Perceber que poderiamos dar conta de processar nosso próprio lixo nos levou a incentivar que as pessoas que frequentavam a Associação trouxessem para lá seu lixo também, fornecendo matéria para a adubação mas também diminuindo o impacto no aterro sanitário de Curitiba, que já começava a apresentar dificuldades de armazenar tanto lixo.
Essa prática nos levou as seguintes perguntas:

Se cada família começar a cuidar do seu lixo, poderemos diminuir nosso impacto sobre a contaminação/degradação do solo e dos rios da nossa cidade?

Será que é certo tirar o problema da nossa frente e colocar diante do nariz do outro?

Como é que nossos avós faziam antes de haver coleta de lixo e aterros sanitários?

Foi assim que surgiu a idéia da Lixeira Viva: um projeto que estimula e demosntra que é possível cuidar do lixo com dedias simples que cada um pode fazer mesmo num apartamento.
Estudar o assunto nos fez encontrar muitas outras organizações e empresas comprometidas com sistemas de compostagem domésticas. Várias universidades da Europa e Austrália incentivam e disponibilizam manuais para que as pessoas montem seus sistemas. Também no Brasil a idéia começa a ganhar força, incentivado por ONGs, universidades, institutos de pesquisa e empresas que tem desenvolvido sistemas de compostagem para comercialização.

O projeto Lixeira Viva disponibiliza através desse blog vários modelos para que você avalie o que é viável para sua realidade. Em Curitiba, oferecemos consultorias e oficinas sobre compostagem e disponibilizamos alguns materiais e modelos de lixeiras.